E nada mais agradável que inovar com base nas tradições. E eis que surge mais uma ideia para dinamizar o nosso já conhecido atelier.
Assim, seguindo as pisadas de outros “vizinhos” do Minho, nomeadamente, o tão conhecido Galo de Barcelos, que passou a envergar cores vibrantes e alegres, e com os sábios ensinamentos da nossa Voluntária Ester Monteiro, vestimos a imagem já tão conhecida dos Vizelenses de cores alegres – A Vizela Romana. Este trabalho tem sido desenvolvido pelos utentes da UCC Vizela e os primeiros exemplares já se encontram à venda na recepção da Unidade.
Para além de constituir mais uma actividade, também temos aliado o sentido das tradições, pelo que é uma oportunidade de dar a conhecer a história de Vizela.
Assim, reza a lenda, que a Vizela Romana se encontra intimamente ligada à abundância das águas desta Terra. Segundo a historiadora Maria José Pacheco, (…) não é mais que a personificação de uma ideia que concebe a existência de Vizela, a partir de um gesto generoso de uma deusa ou ninfa do Olimpo, que decidiu presidir ao nascimento de uma localidade, lançando sobre a terra, como uma concha, água que fez brotar um rio e nascentes de água cálidas.
Assim, e porque se tornou um marco na história deste jovem Concelho, é possível encontrar o “mito” da Vizela Romana materializado nos emblemas de quase todas as instituições e colectividades vizelenses. Paralelamente, o município de Vizela consagrou-lhe, em 19 de Março de 2000, data em que se comemorou o 2.º aniversário da sua criação, um monumento, colocando a sua imagem, em tamanho natural, voltada para um bonito lago com repuxos de água no jardim Manuel de Faria.