Intervenção Social e Comunitária > Programa “Férias para Todos”

Programa “Férias para Todos”

11/07/2017

A Animação Sociocultural é, segundo a UNESCO, um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a participação das comunidades no seu processo de desenvolvimento e na dinâmica global da vida sociopolítica em que estão integradas.

A realização de atividades com e para os/as utentes, visa proporcionar uma vida mais ativa e criativa, melhorar a comunicação interpessoal e a autonomia, tendo sempre como base o diagnóstico, necessidades, expetativas e interesses de cada pessoa.

Com o intuito de potenciar a inclusão, o GAAS reconheceu ser importante a criação do programa “Férias para todos”. A iniciativa pretende proporcionar às famílias o convívio e a interação intrafamílias, bem como o acesso a atividades que, devido à sua frágil condição socioeconómica, não teriam acesso de outra forma. O programa “Férias para Todos” foi pensado de forma a ser culturamente diverso, abrangendo vários domínios de atividade: cultural, lúdico-recreativo, social e cognitivo.

A primeira atividade, no dia 3 de Julho, consistiu numa visita ao Santuário do S. Bento das Pêras em Vizela seguida de um piquenique. Tendo em conta o seu caráter lúdico-recreativo, foram promovidos momentos de convívio e socialização entre as famílias e a equipa de acompanhamento. A atividade foi bastante positiva, sendo que a diversão e boa disposição foram evidentes.

No dia 4 julho, os/as beneficiários que integram o Grupo de Ajuda Mútua, a funcionar quinzenalmente, foram à Casa Municipal da Cultura Jorge Antunes, para participar na no projeto cultural “Vizela Antiga”. A iniciativa teve com objetivos facilitar o acesso a manifestações culturais tradicionais e fomentar a memória autobiográfica e o sentido de pertença à cidade onde residem. Denotou-se um interesse genuíno em compreender e aprofundar a história de duas pessoas muito significativas na história da cidade de Vizela ( Drª. Abílio Torres e António Alves Teixeira).

No dia 6 de julho fomos contemplados com a peça de Teatro “Papel Secundário”, do grupo de teatro “As Vitórias”, dinamizado pela Casa do Povo de Fermentões. A atividade pretendeu desenvolver o gosto pelas atividades artísticas e ligadas ao teatro, incentivando a participação e o espírito crítico. A peça abordou uma temática transversal a todos os contextos sociais – a (des)igualdade de género, o papel (submisso da mulher) e a masculinidade hegemónica. A atividade contou com a participação direta de dois beneficiários, o que facilitou a participação do restante grupo, que emitiu opiniões e resoluções muito concretas em relação às situações apresentadas. Foi uma iniciativa muito pertinente, intensa e emotiva.

No último dia do programa, 7 de Julho, os utentes foram agraciados com a tão desejada ida à praia. Esta atividade teve como objetivo a promoção do convívio e a partilha de experiências entre famílias acompanhadas em Vizela e de Famalicão. Os/as utentes encontraram um contexto privilegiado de interação entre si e com a equipa de acompanhamento. Foi uma tarde muito agradável que permitiu, segundo referido pelas pessoas “esquecer os problemas do dia-a-dia e relaxar.”

O programa “Férias para todos” cumpriu os objetivos que haviam sido traçados, abrangendo um total de 36 famílias de Vizela e Famalicão, tendo-lhes proporcionado várias iniciativas e momentos marcantes de convívio e lazer.

© SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VIZELA | DESENVOLVIDO POR PRIMARIU