Centro Sénior > Os nossos idosos entre o passado e o futuro!

Os nossos idosos entre o passado e o futuro!

20/01/2017

O leitor mais atento ou mais assíduo entenderá sem dificuldade de maior que a dinâmica do Centro Sénior se carateriza por uma pluralidade de temas e de ações diárias que deixam a certeza de que neste espaço existe uma constante busca pela melhoria, pela novidade e pela inovação. Em muitos aspetos já o demonstrámos. No que diz respeito à educação e animação, novos passos são dados de semana para semana. A rotina definida é apenas rotina de nome. Porque cada Oficina da Memória e Cognição, Manhã da Música e Oficina do Saber, por exemplo, se transformam a cada semana. Os aspetos individuais de cada utente estão agora a ser cada vez mais e mais potenciados dentro de cada dinâmica de Memória; as Manhãs da Música revigoram-se com novas, enérgicas e atuais canções e as Oficinas do Saber ganham calor e inovação com criatividade e ambição na escolha dos temas a abordar.

A parceria com o grupo STOL (Science Through Our Lives) potencia ainda mais a criatividade e o caráter diferenciador de tudo o que fazemos e a aposta na Ciência do dia-a-dia junto da população idosa é uma visão que nos coloca na vanguarda da educação ao longo da vida! E com que resultados? Bem, o caminho desenha-se à nossa frente mas as primeiras atividades decorreram com um sucesso inquestionável e mostraram-se não só momentos de verdadeira educação como também momentos de estimulação cognitiva, da memória e particularmente…das interações sociais. Depois do colesterol e do seu estudo com pequenas experiências práticas, a evolução, a deriva continental e os fósseis. O passado recôndito do Homem e do planeta que habitámos. Momentos com uma riqueza enorme a vários níveis. Abrimos ainda caminho ao futuro próximo: vem aí a “Semana da Luz”, uma semana inteiramente temática que abrirá segunda-feira com a instalação no Lar Torres Soares da exposição “ILux” cedida gentilmente pelo grupo STOL e que terminará sexta-feira com uma sessão prática sobre vários temas científicos do quotidiano ligados à Luz. Sendo uma semana temática todas as atividades terão uma ligação umbilical à temática da Luz, inclusive as nossas Oficinas e momentos lúdicos semanais. O dia 1 de Fevereiro já na semana seguinte marcará o final definitivo da temática da Luz com uma segunda sessão experimental junto dos nossos utentes.

Estudámos e discutimos o passado, vivemos e aprendemos no presente, crescemos e continuámos a apontar todos juntos ao futuro. Sabendo que com os nossos utentes, podemos conquistar e conseguir tudo quanto ambicionarmos.

© SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VIZELA | DESENVOLVIDO POR PRIMARIU