Intervenção Social e Comunitária > GAAS assinala Dia Mundial da Saúde Mental em Vizela e Famalicão

GAAS assinala Dia Mundial da Saúde Mental em Vizela e Famalicão

13/10/2017

No Dia Mundial da Saúde, à semelhança de anos anteriores, a Organização Mundial de Saúde relembra que o conceito de saúde é mais do que a ausência de doença. Fatores ligados ao bem-estar físico, mental e social devem continuar a integrar o dia-a-dia das pessoas, para que estejam reunidas as condições necessárias a um desempenho eficaz nas tarefas e desafios diários.

Em Vizela, o dia 10 de outubro foi assinalado com uma caminhada e numa abordagem informal e de proximidade, foram anotados os determinantes psicossociais de saúde na perspetiva de cada um/a dos/as participantes. Assim, nesta atividade foram combinados dois fatores essenciais à saúde mental: a prática de atividade física e uma vida social ativa.

Em Famalicão, a dinamização da atividade no âmbito da Saúde Mental foi inserida no atelier de trabalhos manuais ReciclArte, a funcionar quinzenalmente desde julho de 2017. Para além da discussão em torno do conceito de saúde mental, o grupo aprendeu e pôs em prática técnicas de controlo de ansiedade e foi ainda presenteado com uma sessão de relaxamento guiada, munindo-se de novas ferramentas para promover a sua saúde.

© SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VIZELA | DESENVOLVIDO POR PRIMARIU