Centro Sénior > A Semana da Luz – a ciência do dia-a-dia a conquistar os nossos utentes!

A Semana da Luz – a ciência do dia-a-dia a conquistar os nossos utentes!

27/01/2017

As sementes estavam lançadas desde a semana anterior. Os utentes estavam preparados e avisados e…compareceram massivamente e de forma afirmativa na “Semana da Luz” do Centro Sénior! A Semana começou com a exposição “iLux 2015” cedida pelo grupo STOL a ser aberta aos utentes e a todos os que participam na dinâmica do Lar Torres Soares logo na segunda-feira da manhã. Neste período os nossos utentes participaram numa sessão explicativa acerca da exposição que lhes foi anunciada como um referencial para os temas que iriam ser abordados e experimentados ao longo de toda a semana!

As sessões “O que é afinal a Luz?”, “A Poluição Luminosa”, “A Luz e as Energias renováveis” intercaladas com a dinâmica semanal de algumas atividades como a Oficina das Artes e Trabalhos Manuais e a Manhã da Música foram pontos de grande destaque da semana por várias razões: pela participação maciça dos utentes, pela qualidade da sua participação e pela ambição e enquadramento com o presente e o futuro que cada um destes temas demonstrou.

O ponto mais alto da semana foi contudo a sessão de ciência experimental promovida na manhã desta sexta-feira. Sob o signo da “Magia da Luz”, a ciência do nosso quotidiano conquistou os nossos utentes com temas como: a refração da luz com algumas experiências simples que levaram os nossos utentes à compreensão de que a luz se propaga com diferentes velocidades em diferentes meios; a decomposição da luz branca onde os utentes puderam verificar como “dentro” da luz branca estão todas as cores do arco-íris e como o olho humano apenas vê uma pequena parte do espectro eletromagnético;  a Luz Negra, onde mostrámos aos nossos utentes que uma água tónica pode não ser tão transparente quanto parece e também como distinguir notas verdadeiras de falsas;  a eficiência energética onde num pequeno circuito elétrico mostrámos as diferenças consideráveis à vista, ao tato e à luz da ciência entre lâmpadas de incandescência, halogéneo e LED e por fim demonstrámos, num momento de grande entusiasmo para os nossos utentes como se “faz” o fogo de artifício. E sim, fizemos o nosso próprio fogo de artifício usando alguns elementos químicos diferentes, mas tudo dentro das regras de segurança! Brincámos com a ciência de forma responsável, divertida e educativa. Uma semana em cheio, que acabámos de coração cheio pelo imenso “crescimento” que os nossos utentes vêm demonstrando. E deixámos uma ideia para reflexão: quantos lares, centros de dia ou espaços de convívios para a população idosa se aventuraram pelos caminhos da ciência experimental? Poucos. Muito poucos. O preconceito com a idade ainda trava o acesso ao conhecimento ao longo da toda a vida. Aqui no Centro Sénior orgulhámo-nos de estar com um pé no presente mas sempre com o outro no ar, a querer saltar para o futuro. 

© SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VIZELA | DESENVOLVIDO POR PRIMARIU