O Lar Torres Soares, com acordo de cooperação para a resposta Social Lar de Idosos, celebrado com o Centro Distrital de Braga, em funcionamento desde 1999 é uma valência destinada a pessoas idosas, autónomas ou outras em situação de risco de perda de independência e/ou autonomia, beneficiando de equipas técnicas multidisciplinares que proporcionam um apoio biopsicossocial e cuidados de saúde, nomeadamente a alimentação, cuidados de higiene e conforto pessoal, acompanhamento médico e de enfermagem, acompanhamento técnico, cuidados de imagem pessoais como cabeleireira e podologista, e animação sociocultural que fomenta o convívio, entusiasmo e ocupação dos tempos livres dos utentes.
A estrutura física tem capacidade para aproximadamente 50 utentes e dispõe de boas condições de habitabilidade que asseguram o bem-estar físico e mental do utente.
O Centro de Dia é uma resposta social desenvolvida para potencializar um conjunto de ações destinadas a promover a convivência, participação e integração dos indivíduos na vida social.
Contribui para a valorização pessoal, partilha de conhecimentos e experiências pessoais, proporcionando ainda durante o dia a resolução de necessidades básicas pessoais, terapêuticas e sócio – culturais.
Consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sociofamiliar e assegura a prestação dos seguintes serviços: Alimentação; Tratamento de Roupas; Cuidados de higiene e conforto; Administração da medicação; Atividades socio-recreativas e de animação (passeios, festas, comemorações, estimulação cognitiva e física, etc.);
É uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados, no domicilio, a indivíduos e famílias quando por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da sua vida diária.
Dispomos de Protocolo com o Centro Distrital de Braga da Segurança Social desde 2007, para 38 utentes, desenvolvendo a sua actividade nos dias úteis das 7:30h às 21:00h e fins-de-semana e feriados das 7:00h às 14:00h, assegurando os serviços básicos de alimentação, tratamento de roupas, cuidados de higiene pessoal e conforto, limpeza e higiene habitacional.
O Residência Senior é um equipamento social criado para oferecer acolhimento com qualidade de vida a todas as pessoas, casais ou singulares que pretendam uma velhice com afeto, cuidados básicos, apoio moral e espiritual.
Dispõe de 16 vivendas, equipadas e com um conjunto de serviços cuidadosamente preparados, especializados e apoiados em conceitos sólidos como conforto, dignidade, respeito, segurança e satisfação.
Proporcionamos deste modo um atendimento personalizado e especializado no sentido da valorização individual e da promoção da autonomia dos nossos residentes.
A sociedade portuguesa, encontra no aumento da esperança média de vida um conjunto de desafios que têm implicações em diversas esferas.
O mês de junho é um mês cheio de dias marcados por festividades e celebrações, os Santos populares, o solstício a vinda de dias de sol e calor.
O Centro Sénior, entusiasmado com o bom tempo que se fez, decidiu visitar o Mosteiro de S. Bento e o Santuário da Nossa Senhora da Assunção, em Santo Tirso.
Os utentes do Centro Sénior da Santa Casa Da Misericórdia de Vizela têm vindo a realizar nos últimos dois meses várias atividades de Animação Sociocultural e Desporto inseridas no plano de atividades de 2017.
A semana que passou deixou transparecer de forma clara a “receita” que faz do Centro Sénior um espaço muito especial!
Os últimos dias deixaram-nos sem palavras: vénias e aplausos aos melhores utentes são a melhor forma de comunicação!
A semana que hoje termina foi dedicada à ciência, mais especificamente à “magia” da Luz com a preciosa colaboração dos nossos parceiros da STOL (Science Through Our Lives) da Universidade do Minho.
Esta semana no Centro Sénior colocou os nossos utentes a pensarem e a estarem no passado mais precisamente nas origens do nosso planeta, mas também a viverem e a olharem para o que aí vem: um futuro com muita Luz.